FAQ do SIGA

Assuntos Gerais - Acesso - Hardware/Software - Suporte

O que é o SIGA?
Qual o equipamento necessário para poder usar o SIGA?
Como instalar o SIGA na minha máquina?
Como ter acesso ao SIGA?
Como ter acesso a um determinado módulo/rotina do SIGA?
Como saber minha senha? Não a recebi (ou esqueci).
Como altero minha senha?
Como proteger melhor a senha?
Estou cadastrado em um lugar errado. Como altero meu setor atual?
A conexão está muito lenta. Onde está o problema?
Não consigo entrar na página inicial do SIGA
Problemas com acentuação?
Como pedir auxílio?
Recebi minha nova carteira da UFJF. O que devo fazer para usá-la nas bibliotecas e RU's?

Utilização Geral

Não encontro um setor na lista de setores. Por quê? Como criar um setor novo?
Durante um cadastro ocorreu o erro INSERTED VALUE TOO LARGE FOR COLUMN. O que é isso?

Utilização SIGA-Administração

Fiz uma requisição (hotel, passagem, diária, etc.), mas o interessado desistiu ou não vai poder usufruir dela. O que fazer?

Utilização SIGA-Biblioteca

Como fazer uma pesquisa?
Como fazer uma reserva de exemplar?
Como verificar os meus empréstimos e até quando poderão ser devolvidos?
Como verificar se possuo alguma multa?
Como verificar a situação das minhas reservas?
Como fazer para renovar um empréstimo?
Posso devolver exemplares em qualquer biblioteca?
Posso fazer o pagamento de multas em qualquer biblioteca?
O que preciso para fazer um empréstimo?
Não tenho vínculo com a UFJF. Posso consultar o acervo e fazer empréstimos?

O que é o SIGA?

SIGA é a sigla para Sistema Integrado de Gestão Acadêmica. Trata-se de um sistema computacional para ser executado em ambiente web, produzido pelo CGCO (Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional), o setor da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) encarregado de criar e gerir sistemas de informação. Tem quatro módulos básicos principais, quais sejam: ensino, administração, recursos humanos e biblioteca. Estes módulos, por sua vez, são compostos por diversas rotinas de cadastro, consulta, relatórios e outros tipos de transação que podem ser acessadas pelos usuários do sistema, de acordo com as permissões específicas de cada tipo de usuário.

Topo

Qual o equipamento necessário para poder usar o SIGA?

Requisitos de Hardware:

Requisitos de Software:

Topo

Como instalar o SIGA na minha máquina?

O SIGA não é instalado na máquina do usuário, pois se trata de um programa totalmente desenvolvido para uso através da Internet. Para acessar o SIGA, veja questão abaixo.

Topo

Como ter acesso ao SIGA?

Acesse a página http://www.ufjf.edu.br e clique no link do SIGA. Alternativamente, pode-se usar o endereço direto: http://siga.ufjf.br

Os alunos, professores e funcionários da UFJF já são cadastrados pelos setores responsáveis, portanto não precisam pedir para se cadastrarem. Casos especiais (servidores cedidos, professores visitantes, terceirizados, etc.) devem se comunicar com o setor competente para tal, segundo a lista abaixo:

Alunos: Central de Atendimento (2102-3999)

Professores, Funcionários: Gerência de Cadastro de RH (2102-3925 ou 3935)

Outros casos: CGCO (2102-3374 ou 3377)

Topo

Como ter acesso a um determinado módulo/rotina do SIGA?

Cada usuário tem acesso aos módulos e rotinas de acordo com seu perfil. Por exemplo: alunos têm direito de entrar no módulo ensino para ver seus históricos. Se você deveria acessar algum módulo/rotina e não está conseguindo, comunique-se com:

SIGA-Ensino: CDARA (2102-3734)

SIGA-Administração: COESF (2102-3949)

SIGA-Protocolo: CGCO (2102-3374 ou 3377)

SIGA-RH: Gerência de Cadastro de RH (2102-3925 ou 3935)

SIGA-Biblioteca: CDC (2102-3761)

Topo

Como saber minha senha? Não a recebi (ou esqueci).

A senha inicial de qualquer usuário é, salvo algumas exceções, a data de seu nascimento, sem barras e com apenas dois dígitos para o ano (ou seja, o formato: DDMMAA). Quando esta informação não está disponível em nossa base de dados, é usada a senha padrão (010101). Mas é extremamente importante que o usuário altere esta senha inicial logo quando acessar o SIGA pela primeira vez.

Topo

Como altero minha senha?

Através da rotina Alterar Senha que aparece logo ao entrar no SIGA, no menu principal.

Topo

Como proteger melhor a senha?

Além do óbvio (evitar escrever a senha debaixo do teclado, evitar usar senhas fáceis, etc.), o principal problema com as senhas é a memorização das mesmas pelo browser (navegador) usado para acessar a Internet. Quando você se deparar com frases como "Deseja memorizar a senha..." ou algo parecido, tenha cuidado. Se o computador puder ser acessado por outra pessoa (o que é comum no nosso ambiente de trabalho) é melhor NUNCA deixar o browser memorizar o que quer que seja. Se o fizermos no SIGA, por exemplo, basta outra pessoa entrar e o seu acesso já estará disponível sem que essa pessoa precise digitar nada. E o pior: o que ela fizer será registrado como se tivesse sido feito por você. Lembramos que este procedimento não é realizado nos servidores do CGCO ou na base de dados do SIGA, mas no SEU computador, portanto cabe a você a decisão de não deixá-lo memorizar senhas.

Topo

Estou cadastrado em um lugar errado. Como altero meu setor atual?

Existem dois locais no SIGA onde a informação de setor é armazenada: no provimento (para servidores da UFJF) e no cadastro de usuários (para todas as pessoas que acessam o SIGA). O setor armazenado no provimento de um servidor só pode ser alterado pela Gerência de Cadastro (2102-3925 ou 3935). A informação do setor do usuário pode ser alterada pelo CGCO (2102-3374 ou 3377).

Topo

A conexão está muito lenta. Onde está o problema?

Existem determinados momentos nos quais o SIGA realmente pode estar lento. Isto ocorre geralmente em períodos de grande número de acessos como, por exemplo, na matrícula dos alunos. Existem, também, determinados horários do dia onde mais pessoas estão conectadas (de 10:00h a 11:00h e de 15:00h a 16:00h), o que pode ocasionar um certo congestionamento.

Outra possibilidade é de sua conexão física estar com problemas (hubs, placas de rede, etc.) o que pode ser verificado com os setores de suporte (veja item como pedir auxílio).

Topo

Não consigo entrar na página inicial do SIGA

Você consegue entrar em outras páginas? Se não consegue, é defeito de sua conexão com a rede. Verifique o cabo de rede, o hub onde ele está conectado. Desligue a máquina, ligue e tente novamente. Se isso não resolver, contacte os setores de suporte (veja item como pedir auxílio).

Se outras páginas entram normalmente, possivelmente o SIGA esteja temporariamente fora do ar. Isto pode ocorrer eventualmente, mas sempre por pouco tempo. Aguarde alguns minutos e tente novamente.

Topo

Problemas com acentuação?

Eventualmente, alguns campos de texto no SIGA podem aparecer com as vogais acentuadas ou cedilhas trocadas por caracteres "estranhos". Isso acontece por vários motivos, sendo o principal a migração de uma fonte de dados (arquivos em formato antigo, planilhas, etc.) para o SIGA. O motivo disso é que os acentos não fazem parte da língua inglesa (a língua original de quase tudo em informática) e, dependendo da fonte de dados, os caracteres acentuados podem ter codificações diversas da usada no SIGA. Geralmente, conseguimos fazer a conversão correta, mas, às vezes, pode escapar um ou outro nome ou endereço e ficar com letras trocadas. A recomendação geral é que se evitem os acentos, já que, via de regra, a falta deles não inviabiliza a leitura do texto, excetuando-se os casos onde eles forem absolutamente necessários (por exemplo, no nome do aluno para aparecer no diploma). Essa questão da acentuação pode, inclusive, comprometer os resultados das pesquisas realizadas no SIGA.

Topo

Como pedir auxílio?

· Para problemas de equipamento - software/hardware/rede física (cabos, roteadores, hubs, coincidência de IP, etc.) da UFJF:

Central de Atendimento 2102-3370

· Idem, mas para o prédio da Reitoria e unidades externas (João XXIII, CTU, etc.):

Central de Atendimento 2102-3995

· Para problemas com a rede lógica (conexão com servidores, etc.) da UFJF:

Suporte de Redes do CGCO 2102-3372

· Para suporte ao SIGA (exclusivamente software):

Suporte SIGA 2102-3374 / 2102-3377

Existe também o endereço eletrônico siga@ufjf.edu.br que pode ser utilizado para dúvidas ou reclamações em relação ao uso do SIGA.

Topo

Recebi minha nova carteira da UFJF. O que devo fazer para usá-la nas bibliotecas e RU's?

Você deve utilizar o sistema SIGA. Logo após o login, aparece a mensagem para a validação da carteira. Esse procedimento só é feito uma vez.

Topo

Utilização Geral

Não encontro um setor na lista de setores. Por quê? Como criar um setor novo?

Os setores inativos não aparecem em listas de setores. Algum setor recém-criado também pode não ter sido ainda cadastrado no SIGA. A prerrogativa de criar/desativar setores no organograma da UFJF e no SIGA é da PRORH.

Topo

Durante um cadastro ocorreu o erro INSERTED VALUE TOO LARGE FOR COLUMN. O que é isso?

Este erro ocorre sempre que o usuário digitou algum(ns) dos campos da tela anterior com um tamanho maior do que o permitido. Por exemplo, em um campo de CEP com 8 dígitos, foi digitado 36000-000 (que contém 9 caracteres já que o traço conta). Infelizmente, em alguns casos, o sistema não consegue identificar em qual campo ocorreu o excesso de caracteres, então o usuário deve voltar à tela anterior e procurar por campos (normalmente de texto, como nomes, endereços, etc.) que podem estar com informações longas demais.

Topo

Utilização SIGA-Administração

Fiz uma requisição (hotel, passagem, diária, etc.), mas o interessado desistiu ou não vai poder usufruir dela. O que fazer?

Ao se expedir uma requisição pelo SIGA, ocorre a retenção provisória do valor estimado destinado a cobrir a despesa. Para reaver este valor, no caso de desistência, contacte o setor responsável pela execução do serviço e peça ao executor para anular a requisição. Atenção: caso a requisição esteja ainda no estado pendente, basta desconsiderá-la. Se, por algum motivo, o serviço já tiver sido dado como executado, o valor já terá sido descontado como despesa real.

Topo

Utilização SIGA-Biblioteca

Como fazer uma pesquisa?

Para fazer pesquisas no acervo da UFJF, não é necessário se logar no SIGA. Para uma pesquisa rápida, digite o termo desejado e observe o resultado da mesma, a qual retornará todas as obras do sistema que possuem o termo digitado. Caso se interesse por alguma em especial, anote os campos com destaque na cor vermelha, ou seja, classificação, notação de autor e notação de título. Essa anotação é que será utilizada pelo funcionário para localizar o exemplar na estante.

Existem outros tipos de pesquisa. Verifique no menu do SIGA BIBLIOTECA.

Topo

Como fazer uma reserva de exemplar?

Depois de fazer a pesquisa, conforme o item anterior, clique em Detalhes, na frente da obra desejada. Serão mostradas as informações da obra e todos os exemplares da mesma. Para se fazer a reserva do exemplar desejado, o usuário tem que estar logado no SIGA. Depois, clicar em Reservar na frente do exemplar.

Não é permitida a reserva de exemplar disponível, de consulta ou com estado diferente de Emprestado ou Reservado.

Uma outra dica, caso todos os exemplares estejam emprestados, é verificar aquele com a previsão de devolução mais próxima.

Topo

Como verificar os meus empréstimos e até quando poderão ser devolvidos?

Primeiramente, o usuário tem que estar logado no SIGA. Na tela principal do SIGA BIBLIOTECA, item 5, CONSULTAR A DATA CORRETA DE DEVOLUÇÃO DAS OBRAS,  clique em Consultar. Ou acessar através do menu Biblioteca, item Empréstimos. Serão mostrados todos os empréstimos, regulares ou em atraso, que o usuário possui. Verifique a data para devolução.

Topo

Como verificar se possuo alguma multa?

Primeiramente, o usuário tem que estar logado no SIGA. Na tela principal do SIGA BIBLIOTECA, item 4, CONSULTAR AS SUAS MULTAS PENDENTES, clique em Consultar. Ou acessar através do menu Biblioteca, item Multas. Vale ressaltar que o cálculo da multa considera os dias de sábado, domingo e feriado.

Topo

Como verificar a situação das minhas reservas?

Primeiramente, o usuário tem que estar logado no SIGA. Na tela principal do SIGA BIBLIOTECA, item 2, CONSULTAR RESERVAS, clique em Consultar Reservas. Ou acessar através do menu Biblioteca, item Reservas. Serão mostradas as reservas que já foram atendidas para você. Nesse caso, observe a data limite para retirar o exemplar na biblioteca. Serão mostradas também, caso existam, as reservas ainda em estado de solicitação, ou seja, o(s) exemplar(es) ainda está(ão) emprestado(s). Verifique a sua posição na fila de espera.

Topo

Como fazer para renovar um empréstimo?

Primeiramente, o usuário tem que estar logado no SIGA. Na tela principal do SIGA BIBLIOTECA, item 3, RENOVAR O PRAZO DE DEVOLUÇÃO DE OBRAS EMPRESTADAS, clique em Renovar. Ou acessar através do menu Biblioteca, item Renovação. Somente os empréstimos em situação regular poderão ser renovados. Além disso, a renovação só poderá ser feita com 24 horas de antecedência ao prazo de devolução ou se não existir reserva para o exemplar.

Topo

Posso devolver exemplares em qualquer biblioteca?

Não. Os exemplares têm que ser devolvidos na sua biblioteca de origem.

Topo

Posso fazer o pagamento de multas em qualquer biblioteca?

Não. O pagamento de multas só poderá ser feito na Biblioteca Universitária. Qualquer pessoa pode fazer o pagamento por você. Não é necessária a apresentação do cartão de acesso.

Topo

O que preciso para fazer um empréstimo?

Primeiramente, fazer a pesquisa sobre o título, autor ou assunto desejados. Caso o acervo da biblioteca seja aberto, você pode pegar o exemplar e levar ao balcão de empréstimos. Caso o acervo seja fechado, ou seja, somente o funcionário pode pegar o exemplar, faça a pesquisa e anote os campos com destaque na cor vermelha, conforme explicado no item Como fazer uma pesquisa?. Vá ao balcão com essa anotação e entregue ao funcionário para que ele possa localizar o exemplar na estante. Com o exemplar em mãos, vá ao balcão de empréstimos, juntamente com o cartão de acesso. Caso tenha esquecido a senha, procure a Central de Atendimento, no prédio da Reitoria.

Topo

Não tenho vínculo com a UFJF. Posso consultar o acervo e fazer empréstimos?

Sim. A consulta é livre. Existe um cadastro para usuários da comunidade. Para isso, basta levar um documento de identidade e comprovante de residência. O empréstimo é realizado com prazo de devolução até as 22:30h do mesmo dia. Caso não devolva, a multa é de R$5,00 por dia de atraso e por exemplar emprestado.

Topo